Pular para o conteúdo principal

Cotas igualitárias é realmente o melhor?


Recorrentemente incluindo ecos na imprensa como essa matéria do Diário de Pernambuco (veja aqui) vem um questionamento em tom de lamentação sobre a divisão de cotas de TV no Brasil, invariavelmente, eles esquecem todo o resto do mundo para se concentrarem apenas no modelo Inglês da Premier League. 

Pois bem, como é costume de quem chora, apresentam-se apenas números que interessam e esquecem de outros fatos importantes para avaliação dos contextos.

A primeira pergunta é porque na Inglaterra é assim? Essa pergunta nunca é abordada, o comum é usar argumentos de igualdade para justificar como se os ingleses tivessem chegado a esse modelo por terem um senso de justiça apurado. Isso até mais claro está quando o jornalista clama pela "intervenção do estado brasileiro". Ora isso tem mais a ver com ideologia de classes e conceitos socialistas do que com futebol.

Vamos ser mais realistas, lá o modelo funciona assim por conveniência deles e que não necessariamente é o melhor modelo do mundo, tanto que não é amplamente aplicado.

Porque não adotar o modelo da NBA americana, ou da NFL, ligas de sucesso espetacular no esporte. O anúncio comercial na NFL é o mais alto do mundo, as cotas seguem uma ideia parecida com a da Liga Inglesa, porém não há rebaixamento, nem acesso.

Voltando ao modelo ingles, outra coisa sempre não abordada é a distribuição das torcidas, vejam o quadro abaixo, a pesquisa é de 2004, mas certamente é impossível que tenha tido grandes modificações:


Não existe na Inglaterra supremacia de torcidas como existe no Brasil. Lá apenas dois clubes tem um alto grau de penetração nacional, o Manchester United e o Liverpool.

Falar em TV Aberta ditando formação de torcidas é uma balela sem tamanho, pegando o exemplo de Pernambuco mesmo, há mais de 10 anos a TV de Petrolina que é retransmitida para quase todo o sertão de Pernambuco só passa jogos de times pernambucanos e nem assim o quadro no interior de distribuição de torcidas sofreu grandes alterações. Em época de TV a Cabo e antena parabólica, cada um assite o que quer, se programa de TV tivesse essa força toda, mais da metade da população brasileira seria espírita e a outra metade seria gay por assistirem as novelas da Globo.

Outro dado importante nunca citado é que a receita de TV do Manchester United representa apenas cerca de 23% da sua arrecadação total enquanto no Brasil a cota de TV ainda responde por quase 50% da arrecadação de cada clube. Sendo portanto muito mais significativa. 

Por fim o modelo ingles surge do próprio entendimento entre os clubes onde o Manchester entendeu que precisa do Everton para gerar suas receitas. E aqui de boa, alguém acha de fato que se os times de Pernambuco e alguns outros estados não participarem do campeonato brasileiro fará diferença para a TV e na cota que eles pagarão por transmissão dos times de São Paulo, Rio, Minas e Rio Grande do Sul?

Porque os times do Nordeste não se unem, formam sua própria liga, negociam seu próprio contrato de TV com distribuição igualitária?

Futebol profissional é negócio, e os patrocinadores não estão nessa por bondade, ou voces provam para eles que de outro jeito é melhor ou se cala, basta de intervenção.

Comentários

Unknown disse…
Meu Deus do céu...
Já estava achando o texto fraco e tendencioso, mas isso nem foi minha maior decepção...
Ver, lá embaixo, que você mora em Petrolina e falou umas besteiras dessas...aí sim...foi demais...
Espero que seja flamenguista/carioca, então esse egocentrismo exagerado estaria justificado...
Se for Pernambucano...Meus Deus...
Sem palavras...
Pois é Tiago, me surpreende como voce chegou a conclusão que sou torcedor do Flamengo. Deves ter tido um trabalho intenso para chegar a tal conclusão. O que não me surpreende é voce dizer que o argumento é fraco sem apresentar nenhum contra argumento, tampouco achar o texto tendencioso sem apontar onde, apesar de que eu assumo como qualquer pessoa com QI acima de ameba que toda e qualquer opinião segue a tendência daquilo que voce acredita, o que uma pessoa honesta não pode fazer é distorcer fatos para defender sua posição.
Por último sim sou carioca, mas adianto que acho de uma tolice sem tamanho querer ater a questões geográficas a escolha de sua paixão.
E da próxima vez, meu caro Tiago Pontes de Lima Luna coloca lá teu nome nos comentários é bem mais honesto assim.

Postagens mais visitadas deste blog

Frases sobre o Mengão

" Ser Flamengo e ir em frente onde os outros param, é derrubar barreiras onde os prudentes medram(...)É comungar a humildade com o rei eterno de cada um."-  Arthur da Távola   "Torcida chata e nojenta essa do Flamengo. Se julgam superiores em tudo.... mas com razão, não é ?" -  Bussunda     "Meu orgulho de ser rubro-negro começa pelo orgulho de ser carioca. Não dá para negar que a paisagem mais bonita e mais emocionante da Cidade Maravilhosa é a entrada no Maracanã no dia de uma decisão do Mengão. O contraste da escuridão do túnel que leva às arquibancadas, ou o silêncio dos elevadores sociais para o Maracanã lotado e brilhando em vermelho e preto é de arrepiar qualquer torcedor. Continua pelo orgulho de ser brasileiro e fazer parte da maior torcida do mundo, do time que foi mais vezes campeão brasileiro, no país do futebol. Não preciso nem falar de Zico e companhia, do fato de todos os astros internacionais que nos visitam fazerem questão de usar o manto sag...

🏴🚩Flamengo Campeão Carioca 2020

🟥⚫ Flamengo Campeão  Carioca 2020: Supremacia, Garra e o DNA da Vitória Por: [Seu Nome ou Assinatura] No dia 15 de julho de 2020 , o Flamengo provou, mais uma vez, por que é o gigante do Rio , do Brasil e da América. Em um Maracanã silencioso, mas carregado de simbolismo, o Rubro-Negro entrou em campo não apenas para disputar uma final, mas para selar uma era de ouro , marcada por talento, raça e supremacia. A noite da afirmação Com a vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense , o Flamengo conquistou o bicampeonato carioca (2019–2020) e reafirmou seu domínio absoluto no futebol do estado. O gol salvador, marcado por Vitinho aos 49 minutos do segundo tempo , foi um soco de emoção num jogo tenso, travado, mas que teve um só dono: o time que veste vermelho e preto com alma e sangue. O herói improvável surgiu nos acréscimos, quando o torcedor já se preparava para a festa, mas ainda queria aquele gol com selo de autoridade . E ele veio, como sempre vem para os que acreditam até o fim. Um el...

🔴⚫ O MUNDO TODO VIU: O FLAMENGO NÃO SE ESCONDE

  🔴⚫ O MUNDO TODO VIU: O FLAMENGO NÃO SE ESCONDE Ontem o Flamengo perdeu. Mas perdeu como poucos sabem perder : de cabeça erguida, peito aberto e jogando bola . Não foi retranca, não foi covardia. Foi o Mengão encarando o Bayern — sim, aquele mesmo Bayern que mete 8 em qualquer um, um dos 5 maiores do mundo atualmente — como quem diz: “Se for pra cair, vai ser de pé, chutando pro gol e não com dez atrás da linha da bola.” Aliás, muitos dos erros nem foram nossos. Foi o Bayern que impôs. Ou, como diria aquele torcedor mais técnico no grupo do zap: “Eles marcaram no terço final com superioridade numérica entre linhas e dobragem pelos lados.” Em português? Eles apertaram. E a gente não tremeu. No fundo, a torcida acreditava. Porque torcedor do Flamengo é assim: se empolga com pré-temporada e confia contra qualquer europeu . E mesmo com 4 no placar, o orgulho ficou, metemos dois neles. Por quê? Porque a gente foi lá jogar futebol, e não pra pedir autógrafo . Tem zoeira? Te...