Não pretendo fazer nenhum grande tratado ou apresentar um estudo científico.
Mas quero destacar aqui a questão do comportamento de manada e a coisa, a meu ver bem lesivo, do engajamento sujo. As redes sociais não inventaram isso, mas potencializam de uma forma absurda.
Escudadas pelo anonimato, mesmo no WhatsApp, as pessoas se sentem no direito de ofender e usar de palavras agressivas, algumas vezes destilando ódio, contra quem não concorda ou contesta suas opiniões.
"... o indivíduo em meio à massa adquire um sentimento de invencibilidade, resultado da sua crença no anonimato que a grande quantidade de pessoas lhe garante." - Gustave Le Bom
E sabidamente manadas são irracionais, então quando isso começa é feito aquelas cenas de filme de estouro das boiadas, simplesmente saiam da frente, para não serem pisoteados.
E o outro lado disso, é que desde que o mundo é mundo, "desgraça vende mais jornal". Notícia boa não vende, já tragédia vende bastante. No mundo das redes sociais então falar mal de forma áspera, criando as crises onde não existe nada gera engajamento. O chamado engajamento sujo.
Em se tratando de Flamengo, a esmagadora maioria dos tais influencers, mesmo aqueles aparentemente se apresentando como sites de notícias, sabem disso, e usam e abusam do recurso para gerar engajamento. Usam e abusam da burrice irracional das massas.
O que me incomoda aqui, não é você se deixar levar por essa irracionalidade, se isso ficasse restrito a você, o problema é que esse tipo de comportamento se espalha pelas redes de tal forma que está tornando algo prazeroso que era assistir um jogo, em algo odioso, afastando pessoas tranquilas que querem apenas se entreter com a coisa mais importante entre as coisas sem importância da vida.
Comentários